À conversa sobre Livros...

Ontem estive pela primeira vez, nos quase três anos de vida "pública" que tem o meu primeiro romance, na última escola por onde passei, a Escola Secundária de Vilela...

Passei lá seis anos da minha vida e guardo com muito carinho recordações e rostos dos muitos que preencheram os meus dias e o meu coração.



Mas ontem não fui lá fazer uma simples visita... Estive sentado numa mesa, entre três ilustres convidados, também meus conhecidos e de alguma forma companheiros de andanças: a Professora Sandra Costa e o Professor João Paulo Sousa - que dirigiram o Clube de Teatro "A Quarta Parede", do qual eu fiz parte durante alguns anos - e o Luís Rios, um amigo de uma turma "rival". Todos eles, como eu, escrevem e têm já obra publicada (os professores mais do que nós, humildes aprendizes do mundo das letras...Não é, Luís?).

Passei uma manhã bem disposta e muito interessante, em frente a uma plateia não menos interessante e interessada de jovens alunos daquela que ainda é a "minha" escola. A conversa sobre livros e leituras foi moderada pelo Professor João Lima, meu antigo professor de Filosofia, que apesar de estar ainda em recuperação de um estado mais delicado de saúde, fez questão de estar presente e de participar daquela iniciativa.



Aproveito também para agradecer toda a amabilidade e cuidado das professoras Elisa Matos e Clementina Santos, que continuam a lembrar-se de mim. Como o Luís Rios disse ontem a certa altura, é bom saber que a nossa escola ainda se lembra de nós e sente orgulho do que hoje somos!

Ao fim da manhã, tive o prazer de conhecer uma outra professora que se revelou uma pessoa interessantíssima e de uma cultura e conhecimento de imediato perceptível e invejável. A Professora Maria Belinda de Araújo, essa surpresa bastante agradável que tive, fez questão de me sugerir algumas obras que considerava que eu pudesse vir a gostar - considerando a partilha que temos, pelos vistos, por determinadas temáticas e assuntos mais... diferentes!

O que é certo é que ainda ontem estava ela a dar-me a conhecer um título que nada me dizia - "De Profundis, Valsa Lenta" - e já estou eu aqui pronto para falar sobre esse livro que li num par de horas (que pequeno que ele é também, diga-se...). Mas isso fica para outro post, a sair de seguida...

Até logo!

Comentários