Morte Branca... "De Profundis, Valsa Lenta" de José Cardoso Pires

Aconselhado pela Professora Maria Belinda de Araújo, minha conterrânea e professora naquela que é ainda hoje a "minha" escola, decidi ler um livro de José Cardoso Pires.

E o seu sábio conselho foi muito para além da simples sugestão do autor... "De Profundis, Valsa Lenta", um livro sobre a experiência traumática de um AVC que o autor vivenciou e que esteve perto de o levar à loucura... Ou não?

"Inacreditável. Eu, o Outro de mim, em viagem de passos perdidos e a interrogar-me se não estaria a caminhar para a loucura."

Este é um livro que apesar de numa forma menos óbvia e imediata, não deixa de ser intenso! O relato de alguém que viu tudo o que fazia de si quem era desvanecer-se no tempo e no espaço, sem aparente perturbação, chega a ser, na verdade, perturbador.

"Se nessa altura ainda falava com clareza (...), não posso dizer. Mas (...) ele devia ter alguma percepção dessa afasia porque muitas vezes cortava a frase ou parava de se exprimir (...). Deixem, não vale a pena, era o que aquilo significava. Dava a ideia de que por enquanto sabia o que pretendia comunicar mas que já não comandava as palavras."

Aconselho agora eu também! "De Profundis, Valsa Lenta", de José Cardoso Pires.

Até logo!

Comentários