"Já publicaste o segundo?"



Pois bem, ontem escrevi o post sobre Saramago que infelizmente já deixou este mundo e não pude deixar de lembrar que também eu, em tempos, fui escritor... Digo "fui", porque nos últimos meses não o tenho sido!

O meu curso demonstrou ter uma sobrecarga descomunal de trabalho este ano, em particular no segundo semestre. Muitas das minha actividades foram ficando em segundo, terceiro, quarto... planos. Algumas (muitas mais do que aquelas que eu gostaria) ficaram mesmo encostadas a um canto!

Como puderam perceber pelos últimos post aqui no blog, o meu hobbie do LEGO foi o único que se foi mantendo mais ou menos activo, e muito por causa da responsabilidade que tinha para com a minha comunidade e os meus amigos da Família 0937. Noutras circunstâncias, muito provavelmente também o LEGO teria sido colocado um pouco de lado, porque a faculdade quase que o exigiu...

Felizmente, e para bem da minha sanidade, pude continuar a construir e a colaborar na organização desse grande evento que foi o Arte em Peças. Agora, com mais tempo, serão as minhas outras paixões a prioridade.

A principal neste momento - e que esteve esquecida por mais tempo - foi mesmo a escrita. Foi impossível para mim dar continuidade ao meu mais recente projecto ("a.m.o.t.e.") nas condições em que me encontrava nos últimos tempos: stress, cansaço, poucas horas de sono, falta de inspiração... Mas agora, que tudo começa a caminhar novamente para os eixos, sinto falta e vontade de escrever. Portanto, os planos são: retomar a escrita do "a.m.o.t.e." e depois pegar novamente n'"O Espelho da Alma". Não, não ficou esquecido!

Tenho constantemente pessoas mais ou menos próximas a perguntar-me se já publiquei o segundo livro. É normal, afinal de contas já o tinha bastante avançado na altura em que publiquei o primeiro ("O Outro Lado da Verdade"). Em boa verdade, terminei-o em meados de 2007, portanto, há três anos! Entretanto fiz algumas revisões, porque a cada vez que o lia, havia sempre o que mudar/melhorar... E é isso que eu pretendo fazer novamente, visto que já passou tanto tempo desde a última vez que o fiz. Tenho agora, inegavelmente, outra maturidade e outra percepção da realidade dos nossos dias e isso influenciará com certeza esta reciclagem que pretendo fazer.

Uma vez feita esta nova revisão, o caminho fica preparado para seguir em direcção ao meu quarto projecto: a sequela d'"O Espelho da Alma".

São muitos os planos, como podem ver, mas o entusiasmo e a vontade também são grandes. A ver vamos como correm as coisas... Quanto a publicações, quero terminar o "a.m.o.t.e." e depois vejo o que faço com ele. Não há, de resto, nenhuma previsão de momento em relação a qualquer um dos livros. Fiquei durante mais de um ano à espera da resposta de uma outra editora que contactei e até hoje nada.... O mercado está saturado. Quem sabe não surge uma brilhante ideia nos próximos meses e até ao final do ano não consigo colocar um novo romance nas prateleiras dos portugueses? :) Fiquem atentos...

Tenho também alguns planos para o meu futuro próximo a nível profissional. Surgiu a oportunidade de me candidatar a LEGO Designer (os criadores dos produtos que a LEGO comercializa) mas como ainda estou em período de exames, não acredito que vá ter oportunidade de preparar um portefólio em condições como é "exigência" da situação. E porque também tenho outros planos para este ano que vem, muito provavelmente adiarei a minha candidatura para uma outra oportunidade.

Pretendo este ano terminar temporariamente os meus estudos. Basicamente, vou fazer o meu "gap year". Tenho sido um estudante aplicado nos meus já 15 anos de estudo e isso tem-me impedido de viver algumas coisas. Não me considero nenhum NERD nem coisa que o valha, mas tenho consciência que sou aplicado e que fui sabendo definir as minhas prioridades de uma forma mais ou menos responsável (ao contrário da maioria do pessoal da minha idade, talvez). É por isso que agora preciso desta pausa. Mas não vou ficar parado (era impossível! Acho que sou como os tubarões: se pararem de nadar, morrem.)...

Em princípio, se tudo correr como tenho planeado, irei trabalhar um ano com um grande amigo num projecto de cariz social muito interessante e que envolve LEGO! Falo do Projecto Construir, uma iniciativa do construtor e AFOL português Romão Santos (o autor da famosa Catedral de São Macário!). Esta será uma oportunidade de adquirir experiência num ambiente diferente, ganhar responsabilidade para com uma entidade patronal, mudar o ritmo e o ambiente, conhecer novas pessoas, estar mais próximo do LEGO, enfim.... um conjunto do que me parecem ser claramente vantagens neste momento! Estou entusiasmado! :)

E por agora é isto...

Até logo.

Comentários