Fecham-se janelas, abrem-se portas...

...e de súbito o mundo torna-se maior, mais vívido e quase infinito!

Pois é, estou a falar da minha nova experiência Mac!


Recentemente adquiri um iMac. Para quem não está tão por dentro de tecnologia e do mundo dos computadores, um iMac é um computador de secretária da marca Apple que condensa tudo num simples ecrã, reduzindo o emaranhado de fios habitual numa secretária a uma única tomada que lhe fornece a energia para trabalhar.

No meu caso, excepcionalmente tenho um outro cabo a ligar o teclado ao computador, apenas porque escolhi a versão com teclado numérico (e nesse caso a unica solução é ter mesmo um fio extra, mas que nada estorva!).

Estou rendido! Se a principio temia a adaptação de passar para Windows para Mac, agora só penso no tempo que perdi nesse reles sistema operativo! (Já agora, alguém apanhou o trocadilho no título do post? eheh)

Mais do que um luxo, este Mac veio em resultado de uma necessidade de uma ferramenta de trabalho mais potente e mais capaz, que me permitisse dar andamento aos meus projectos. Tenho um VAIO (com quase 4 anos) que se soube portar bem durante este tempo em que foi a minha principal ferramenta de trabalho - sobretudo ao longo dos 3 anos de curso. Foi um computador de guerra, tendo resistido exemplarmente a algumas quedas (resultando uma única vez com ferimentos graves: um ecrã esmagado por uns auscultadores "ensandwichados" entre este e o teclado) e miraculosamente a um banho de leite com groselha!!

Mas não pensem que foi tarefa fácil por as mãos em cima desta "belezura"! Custou! Era suposto ter chegado às minhas mãos por meio da distribuidora UPS na passada quarta-feira. Tentaram fazer uma primeira entrega durante a manhã, mas eu estava no trabalho. Encontrei um bilhete na caixa de correio a informar-me que tentariam novamente no dia seguinte. Telefonei para a distribuidora para me assegurar que o fariam a horas mais decentes. Ela disse-me que as entregas eram feitas em duas alturas do dia: por volta das 11h da manhã ou das 4h da tarde. Disse-me ainda que poderia ir ao website da empresa para mudar a morada de entrega, se essa fosse a minha vontade. Ora, eu até podia mandá-lo para o trabalho, mas depois ia trazê-lo na minha bicicleta XPTO para casa?! eheheh

Consultei o website da UPS e estava lá escrito exactamente o seguinte na "previsão para a próxima entrega": "by end of day". Na minha terra, "end of day" significa "fim do dia" - que aqui na Dinamarca pode bem ser 3h da tarde! Mas nunca imaginei que se fosse passar o que contarei no próximo parágrafo.

Na quinta-feira, achei por bem sair mais cedo do trabalho para me assegurar que estava em casa quando tentassem fazer a próxima entrega. Assim, eram 14h30 quando "estacionei" a bicicleta em frente ao número 33 (número da minha porta). Ia directo para casa, até que me passou pela cabeça: se calhar é melhor verificar a caixa do correio, "assim, só pelo caso de"... Pois. Qual não foi o meu espanto ao ver que tinha outro bilhete da UPS. Hora da segunda tentativa: "10h40"! WTF? "End of day"?

Liguei para a distribuidora novamente, obviamente um pouco mais incomodado que no dia anterior. O assistente que me atendeu desta vez, não só desmentiu a colega do dia anterior, dizendo que não havia qualquer hora "típica" para entregas, como ainda me disse que "by end of day" na Dinamarca significa entre as 9h e as 17h. WTF again?!

Depois de um longo telefonema, em que descarreguei a minha frustração e estupefacção num pobre coitado que - aparentemente - só estava a fazer o seu trabalho (eu fiz questão de lhe dizer que apesar de tudo entendia a posição dele, mas que não podia deixar de demonstrar o meu descontentamente com o serviço). Tinham o meu número de telefone. Colocaram no site deles que fariam a entrega no fim do dia. E mais uma vez tinha de esperar pelo meu iMac. Na sexta-feira seria feita a terceira e última tentativa de entrega e as minhas opções eram ou mudar a morada de entrega ou ficar em casa para me assegurar que recebia a encomenda. Fiquei em casa.


Finalmente chegou. Eram cerca da 11h da manhã quando recebi uma caixa enorme em casa. Tinha de ir trabalhar, já bastavam as horas perdidas em casa - que na verdade foram aproveitadas a fazer "trabalho de investigação" para o projecto em que estou a trabalhar na LEGO!

Mas obviamente não resisti a abrir a caixa e pelo menos olhar para o meu novo brinquedo!


E depois mais uma surpresa! Parecia praga... não estava destinado a ligar o meu Mac. Pelo menos não naquela manhã. Fui então para o trabalho e o plano era passar pelo supermercado no regresso a casa para comprar um adaptador de tomada.

A Mel, uma colega de trabalho, pediu-me que passasse por casa dela para a ajudar a montar uma vitrine do IKEA. "Só demora uma meia-horita", disse ela. Pois.... acabei por ter de jantar lá para ter tempo de terminar o trabalho! Não é que eu seja aselha (apesar de algumas peripécias! eheh), mas era uma senhora vitrine, com portas de vidro e gaveta!

É facil de adivinhar que o supermercado já estava fechado quando saí de casa dela. No entanto, para me precaver - pensei eu! - tinha metido na mochila um adaptador que encontrei lá no trabalho, para testar em casa, antes de gastar dinheiro a comprar um. Se aquele funcionasse, provavelmente nem seria sentida a sua falta lá na LEGO... eheh Pois... O adaptador não serviu! Era uma excelente "fêmea", se é que me faço entender, mas o seu lado masculino não era compatível com as restantes "fêmeas" cá de casa! Mas afinal quantos formatos de tomadas existem?!

Ou seja, já ia no fim do terceiro dia sem poder usufruir do meu brinquedo novo... :(

No sábado, a primeira coisa a fazer assim que acordei, foi pegar na bicicleta e ir às compras: arranjar um adaptador que efectivamente funcionasse era a missão! E assim foi! Finalmente, no fim da manhã, já estava eu "live from my iMac"! :) Foi um fim-de-semana de aprendizagem e adaptação, passagem dos ficheiros mais importantes do laptop... Agora já seguimos os dois a full power: eu e o meu brinquedo novo... coff coff... ferramenta de trabalho!! :)

Aconselho!

Até logo.

Comentários

giants disse…
Muitos parabéns com o novo brinquedo :)
Vai por mim, não será tão depressa que voltas atrás ;)

Já tens o Leão?
Marcos Bessa disse…
Ainda não! Mas vou tentar tratar disso em breve! :)